19 de dezembro de 2018

Compilando a Godot para android - utilizando o Linux

Para compilar a Godot Engine e criar um pacote customizado para o android basta executar os seguintes passos:

Baixar o código fonte da engine

git clone https://github.com/godotengine/godot.git

Ir para a pasta do projeto

cd godot/

Escolher a versão da engine a ser compilada (*)

git checkout 2.1.5-stable

Executar o comando para compilar a engine e gerar o pacote

scons platform=android target=release && cd platform/android/java/ && ./gradlew build && cd ../../../ 


O pacote customizado vai ficar na pasta bin/

android_release.apk

Para quem não utiliza a parte 3d da engine, a redução do tamanho do package pode ser obtida com os seguinte parâmetros:

scons platform=android disable_3d=yes disable_advanced_gui=yes module_bullet_enabled=no target=release && cd platform/android/java/ && ./gradlew build && cd ../../../


Se for necessário compilar para a arquitetura x86 (utilizada no emulador android - Android Virtual Device - AVD) as instruções anteriores ficam da seguinte forma.


scons platform=android target=release && scons platform=android target=release android_arch=x86 && cd platform/android/java/ && ./gradlew build && cd ../../../ 


scons platform=android disable_3d=yes disable_advanced_gui=yes module_bullet_enabled=no target=release && scons platform=android android_arch=x86 disable_3d=yes disable_advanced_gui=yes module_bullet_enabled=no target=release && cd platform/android/java/ && ./gradlew build && cd ../../../


(*) Atualmente a versão 2.1.5-stable é a única realmente estável para mobile (android/ios)